1ª)- Poucas cidades tem o marco zero de história preservado. Eu, através de minha ação popular, sozinho, consegui persuadir a administração Johnny Lehmann a comprar as madeiras do Hotel Rolândia. Elas iam viram móveis em São Paulo. Agora só falta terminar a reconstrução e pintá-la com tinta à óleo, antes que apodreça. Vocês não sabem como o turista gosta de conhecer o começo de uma cidade... a marca da arquitetura da época.. ainda mais se colocar um fogão à lenha aceso, com cafezinho coado no coador de pano.. objetos antigos... quadros.. fotos... produtos de artesanato.. gastronomia.... festas... pousadas...
2ª)- O Portal de Rolândia foi uma grande obra. Só falta alguém perceber que tem que por alguém lá com tesão para atender os turistas e presenteá-los com prospectos de tudo o que temos para o setor. Podemos colocar lá fotos.. quadros.. artesanato.. endereços e telefones de pousadas hotéis.. ter um fogão à lenha com cafezinho... artesanato... um local para uma mãe trocar o bebê.. preparar uma mamadeira... um tv com filmes de Rolândia...
3ª)- Recuperar o acervo histórico do museu. Turista gosta de conhecer objetos do inicio da colonização. Objetos de arte são importantes em outro contexto.
4)- Atrair turistas mais e mais através da gastronomia. ( Como o povo gosta de comer ). Ainda mais se for uma comida típica alemã, italiana, brasileira.... Aqui entra os restaurantes locais,.... os do km. 7 e São Martinho..
5)- Mandar plantar árvores e flores na Estrada São Rafael.
6)- Construir um restaurante típico alemão, com fogão à lenha chaminé e lareira.. pelo menos uma parede de pedra... ao lado da Capela São Rafael, e entregar a alguém do ramo, através de licitação de concessão por 5 anos ou mais, mediante um preço simbólico.
7)- Manter a Oktoberfest como uma festa das famílias. Só com músicas, bandas e danças alemãs. ( o povo adora festa com comida boa e respeito com as famílias)
8)- Reformar o prédio da prefeitura, passando-o para o estilo alemão.
9)- Fazer um convênio com as Fazendas alemãs e judias de Rolândia para que haja agendamento de visitas com turistas, mediante pagamento de uma taxa por parte dos turistas e agencias de viagens.
10)- Aprovar por lei o tombamento do asfalto em paralelepípedos das ruas Monteiro Lobato e Estilac Leal, antes que algum ignorante mande recapá-las com asfalto.
11)- Desapropriar ou obter concessão dos Armazéns ferroviários da AGEF, para transformá-los em uma feira popular (mercado popular), artes, cultura e artesanato.
12)- Depois de tudo arrumado, divulgar nas TVs, jornais, rádios e blogs.