sábado, 23 de abril de 2011

ROLANDENSES FAMOSOS - HERBERT BARTZ

HERBERT BARTZ - PIONEIRO DO PLANTIO DIRETO NA AMÉRICA LATINA

HERBERT FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA EM 1991 - PROJETO DE JOSÉ CARLOS FARINA


Um dos pioneiros no emprego do Plantio Direto no Brasil é o produtor Herbert Bartz, de Rolandia, Norte do Parana. Em 1971, Bartz viajou à Europa e Estados Unidos e trouxe maquinas com as quais podia-se plantar sobre a palha da safra de trigo para o plantio de soja e iniciar o cultivo de suas lavouras pelo sistema Plantio Direto.
O plantio direto aplicado adotado em sua propriedade, a Fazenda Renania, deu ótimos resultados de ordem econômica e social. Ali o sistema de PD mostrou que contribui fortemente para viabilizar a pequena propriedade rural; pela economia no cultivo de varias culturas, melhoria da produtividade e rentabilidade das lavouras.
Na Inglaterra, o plantio direto ja era usado no cultivo de cevada, trigo e aveia; nos Estados Unidos, empregava-se o mitodo ha dez anos, mas em ambos os casos com uso de muitos herbicidas.
No Brasil, em 1975, o IAPAR incluma o PD entre seus objetos de pesquisa; em 1976 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em sua unidade de Passo Fundo, RS (Embrapa-Trigo) também comegou a trabalhar com o plantio direto, e confirmou cientificamente a eficiência do PD.
O agricultor Herbert Bartz concorda com os pesquisadores quando eles garantem que o PD transcende o aspecto econômico, e destaca os aspectos ambiental (dispensa o uso de produtos qummicos como herbicidas) e social (torna viavel a pequena propriedade).
Além disso, segundo Bartz, no campo econômico, sobressaem-se a menor aplicação e, portanto, menos gastos em defensivos qummicos (menos agressão ao meio ambiente), em uso de maquinas e combustmveis.
Hoje, calcula Bartz, o custo de produção da soja no plantio direto no Brasil é metade do custo no Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário